Universidade de São Paulo

IAG-USP

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padr√£o
  • Diminuir tamanho da fonte

Ciências Atmosféricas

A estação meteorológica automática (EMA) de Valinhos mede a temperatura e umidade do ar, velocidade e direção do vento, temperatura e umidade do solo, precipitação e radiação solar.

Estas vari√°veis meteorol√≥gicas s√£o medidas a cada cinco minutos e permitem conhecer com boa precis√£o as condi√ß√Ķes do tempo e ¬†a avalia√ß√£o do clima local. Todas as atividades humanas dependem das condi√ß√Ķes do tempo e do clima. Sendo assim, a EMA Valinhos contribui para a melhoria da qualidade de vida da Sociedade Local por meio dessa informa√ß√£o muito √ļtil para o planejamento di√°rio da dona de casa ao agricultor. Al√©m disso, a EMA vai contribuir para a forma√ß√£o de estudantes e professores nos aspectos ambientais com conhecimentos b√°sicos e avan√ßados sobre fen√īmenos que produzem as varia√ß√Ķes do tempo e do clima.

Por exemplo, ventos produzidos por montanhas, frentes frias, tempestades dentre outros fen√īmenos, que podem ser entendidos a partir das observa√ß√Ķes e medi√ß√Ķes com a EMA Valinhos.

Os dados e outras informa√ß√Ķes poder√£o ser acessados pela internet. Visitas a EMA Valinhos bem como palestras poder√£o ser agendados pelas escolas.

√öltima atualiza√ß√£o em Qua, 02 de Novembro de 2011 08:51  

Links Importantes

Links:
Projeto TnE
Visite a página do Telescópios na Escola e saiba como sua ecscola pode participar!
IAG/USP
Conheça mais o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas.
APOD
Admire as mais diversas imagens astron√īmicas!
www.flickr.com
Esse é um módulo do Flickr que mostra itens de um álbum chamado Fotos Observatório. Faça seu próprio módulo aqui.
FacebookFlickrYoutubeTwitter