Universidade de São Paulo

IAG-USP

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Páscoa

A Páscoa é uma das datas mais importantes da religião cristã. Celebra-se nesta data a ressurreição de Cristo. A palavra Páscoa vem da palavra Pessach, Páscoa judaica. A Páscoa judaica, muito anterior à Páscoa cristã, comemora a saída dos hebreus do Egito. Significa de certa forma, a passagem da escravidão à liberdade.

Tanto a judaica quanto a cristã, a Páscoa está associada ao início da Primavera (hemisfério norte) que simboliza o renascimento. Jesus foi a Jerusalém em peregrinação como era o hábito naquela época, para comemorar a Páscoa. Foi durante a celebração da Páscoa judaica que Jesus, segundo os cristãos, foi morto e ressuscitou.

O domingo de Páscoa no mundo cristão não ortodoxo, corresponde ao primeiro domingo depois da primeira Lua cheia depois do início da Primavera no hemisfério norte (21 de Março).

É possível que o coelho da Páscoa esteja associado ao fato de que muitos povos “vêem” um coelho na Lua, diferentemente do São Jorge matando o dragão “visto” aqui no Brasil e diferentemente de outros símbolos em outros lugares. Isto quer dizer que a data da Páscoa sendo associada à Lua cheia poderia muito bem ter o coelho como um de seus símbolos. Em todo caso, o que se sabe mesmo é que há muito tempo o coelho é símbolo de fertilidade. Assim casa-se Páscoa (renascimento de um povo, ressurreição de Cristo) com a fertilidade (coelho).

Outro símbolo da Páscoa, os ovos também têm origem nebulosa. Sabe-se entretanto que mesmo antes da Páscoa, já se comemorava a Primavera no hemisfério norte (21 de Março) com ovos. Ovos simbolizando o início, o começo, a vida, da mesma maneira que a Primavera.

 

 

 

 

 

 

Links Importantes

Links:
Projeto TnE
Visite a página do Telescópios na Escola e saiba como sua ecscola pode participar!
Observatório Nacional
Saiba mais sobre o Observatório Nacional, no Rio de Janeiro.
Abrahão de Moraes
Saiba mais sobre um dos diretores do IAG/USP, que dá nome ao Observatório.
www.flickr.com
Esse é um módulo do Flickr que mostra itens de um álbum chamado Fotos Observatório. Faça seu próprio módulo aqui.
FacebookFlickrYoutubeTwitter